quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Arte Egípcia

                               


Uma das principais civilizações da antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já bastante complexa em sua organização social e riquíssima em suas realizações culturais.

Os egípcios acreditavam que depois da morte havia outra vida. Dessa forma todos os setores da sociedade e também a arte, eram voltados à religião e os preparativos para o "além da vida".

O povo egípcio era culto, trabalhador e conhecedor das ciências exatas, da medicina, do artesanato, do cultivo da terra, etc.

A civilização egípcia foi uma das principais civilizações da antiguidade, não é à toa que até os dias atuais suas misteriosas pirâmides são estudadas.

Extremamente influenciados pela religião, os egípcios tiveram toda a vida, o universo, a organização social e política e a arte dominados pela religião.

Além de crer em deuses, os egípcios acreditavam também numa vida após a morte muito mais importante do que a que eles viviam no presente.

A arte egípcia esteve focada na glorificação dos deuses e do "rei" faraó que era divinizado, para o qual se erguiam templos e pirâmides monstruosas.

A arte egípcia caracteriza-se a através dos seguintes aspectos:

* Lei da frontalidade: a representação das figuras humanas seguem normas: a cabeça é mostrada de perfil, os olhos de frente, as pernas de perfil e o tronco de frente;
* O tamanho das pessoas representadas varia de acordo com sua posição social. Ex:.o faraó é representado bem maior que sua esposa, vindo, em seguida o sacerdote, o escriba, os soldados e o povo;
* As decorações são feitas com hieróglifos, pinturas e relevos;
* As figuras representadas são rígidas, em absoluto repouso;
* A pintura é harmoniosa, assim como a escultura, e a arquitetura. As figuras masculinas são pintadas em vermelho e as femininas em ocre;
* São utilizadas formas piramidais e simétricas;
* Na arquitetura destacam -se as construções dos grandes templos e tumbas.

As características gerais da arquitetura egípcia são:

* Solidez e durabilidade;
* Sentimento de eternidade;
* Aspecto misterioso e impenetrável.

Os monumentos mais expressivos da arte egípcia são os túmulos e os templos. Divididos em três categorias:

* Pirâmide - túmulo real, destinado ao faraó;
* Mastaba - túmulo para a nobreza;
* Hipogeu - túmulo destinado à gente do povo.


Os tipos de colunas dos templos egípcios são divididos conforme seu capitel:

* Palmiforme - flores de palmeira;
* Papiriforme - flores de papiro;
* Lotiforme - flor de lótus.

Os escultores egípcios representavam os faraós e os deuses em posição serena, muitas vezes de frente, sem demonstrar nenhuma emoção. Pretendiam com isso traduzir, na pedra, uma ilusão de imortalidade. Com esse objetivo ainda, exageravam freqüentemente as proporções do corpo humano, dando às figuras representadas uma impressão de força e de majestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário